A diferença entre arte e design

O tema do que separa arte e design é complicado e tem sido debatido há muito tempo.

 

Artistas e designers compartilham conhecimentos em seus trabalhos, mas as suas razões para fazê-lo são completamente diferentes.

 

Alguns designers se consideram artistas, mas poucos artistas se consideram designers.

 

Assim, qual é exatamente a diferença entre arte e design? Neste post, vamos analisar e comparar alguns dos princípios fundamentais de cada área.

 

Este é um assunto que as pessoas têm opiniões fortes, e eu estou ansioso para ler os diferentes pontos de vista nos comentários.

 

Este post não é um guia definitivo. Mas sim o ponto de partida para uma conversa por isso vamos manter a mente aberta!



A arte inspira. O design motiva

Talvez a diferença fundamental entre arte e design, que todos concordamos é sobre os seus propósitos.

 

Normalmente, o processo de criação de uma obra de arte começa com nada, uma tela em branco. Uma obra de arte resulta de uma visão, opinião ou sentimento que o artista tem dentro de si.

 

Eles criam a arte de compartilhar esse sentimento com os outros, para permitir que as pessoas se relacionem, aprendam ou sejam inspirados por ela.

 

As obras de arte hoje que obtém um maior sucesso são aquelas que estabelecem um forte vínculo emocional entre o artista e o seu público.

 

Em contrapartida, quando um designer pretende criar uma nova peça, eles têm quase sempre, um ponto de partida fixo, uma mensagem, uma imagem, uma idéia ou uma ação.

 

O trabalho do designer não é inventar algo novo, mas de comunicar algo que já existe, com um objetivo.

 

Esse objetivo é quase sempre motivar o público a fazer alguma coisa: comprar um produto, usar um serviço, visitar um local ou dar algumas informações. Os projetos bem sucedidos são aqueles que mais eficazmente passam uma mensagem e motivam os consumidores a realizar uma tarefa.



A arte é interpretada. O design é compreendido

Outra diferença entre a arte e design é como as mensagens de cada um são interpretadas por seus respectivos públicos.

 

Apesar de um artista se propor a transmitir um ponto de vista ou emoção, não quer dizer que o seu ponto de vista ou a emoção tem um significado único.

 

A arte conecta as pessoas de maneiras diferentes, porque é interpretada de forma diferente.

 

Mona Lisa de Da Vinci tem sido interpretada e discutida por muitos anos. Apenas porque ela está sorrindo? Os cientistas dizem que é uma ilusão criada por sua visão periférica. Românticos dizem que ela está apaixonada. Céticos dizem que não há motivo. Nenhum deles está errado.

 

Design é o oposto. O objetivo fundamental do projeto é o de comunicar uma mensagem e motivar o espectador a fazer alguma coisa.

 

Se o design transmite uma mensagem diferente do pretendido e seu espectador vai e faz alguma coisa diferente do objetivo da mensagem, então ela não cumpriu a sua função. Com uma boa peça de design, a mensagem é entendida pelo público alvo e o objetivo, alcançado.



A arte é uma questão de gosto. O design não

A arte é julgada pela opinião e opinião é regida por gosto.

 

A diferença entre bom e mau design não é uma questão de opinião. Uma boa peça de design pode ser bem sucedida sem ser do seu gosto. Se ela cumpre seu objetivo é compreendida, motiva as pessoas a fazerem algo, então ser bonita, agradável ou não é irrelevante. Poderíamos continuar a discutir este ponto de vista, mas espero que o princípio esteja claro.



A arte é um talento. O design é uma habilidade

Geralmente um artista tem uma capacidade natural desde a infância. Cresce desenhando, pintando ou expressando-se de outra forma e desenvolve suas habilidades.

 

Mas o verdadeiro valor de um artista é o talento. Há um detalhe importante aqui: bons artistas certamente têm habilidade, mas habilidade sem o talento é, provavelmente, inútil.

 

Design, porém, é realmente uma habilidade que é ensinada e aprendida. Você não tem que ser um grande artista para ser um grande designer, você só tem que ser capaz de alcançar os objetivos do projeto. Seja com lápis, pincel e papel ou com um programa de computação gráfica.

 

Alguns dos estilistas mais respeitados no mundo são mais conhecidos por seu estilo minimalista. Eles não usam muita cor ou textura, mas eles prestam muita atenção ao tamanho, posicionamento e espaçamento, que pode ser aprendido sem um talento nato.



A arte envia uma mensagem diferente para todos. O design envia a mesma mensagem para todos.

Muitos designers consideram-se artistas, porque criam algo visualmente atraente, algo que daria orgulho pendurar na parede e admirar. Mas uma composição visual destina-se a realizar uma tarefa específica ou comunicar uma mensagem especial, não importa o quão bonito seja; não é arte. É uma forma de comunicação, apenas uma janela para a mensagem que contém.

 

Poucos artistas se autodenominam designers, porque eles parecem entender melhor a diferença. Artistas não criam os seus trabalhos para vender um produto ou promover um serviço. Criam-no unicamente como um meio de auto-expressão, de modo que possa ser visto e apreciado por outros. A mensagem, se é que podemos chamar assim, não é um fato, mas um sentimento.



O que você acha?

Dependendo de como você observa, a diferença entre a arte e o design pode estar clara ou não. Os dois certamente se sobrepõem, mas a arte é mais pessoal.  Evoca fortes reações naqueles que se conectam com o assunto.

 

Segundo Craig Elimeliah, que escreveu sobre este assunto em um artigo para AIGA, que encontrei na minha pesquisa para este post.


"Não tenho a pretensão de ser um perito em definir o que é arte e o que não é, mas eu sei que, se olharmos para as diferenças entre arte e design, veremos uma linha muito tênue entre os dois.
A um webdesigner se for dada as coordenadas exatas para posicionar diferentes pixels coloridos em lugares específicos, ele construirá um belo site de anúncios simplesmente seguindo as instruções; a maioria dos projetos de design tem um conjunto detalhado de instruções e o design é baseado em tendências e influências atuais.
Um artista, por outro lado, nunca poderia ser dado quaisquer instruções específicas para a criação de uma nova obra, pois suas emoções e alma estão a ditar o movimento de suas mãos e os impulsos para o uso do meio.
Nenhum diretor de arte vai gritar com um artista para produzir algo completamente original porque é isso que faz um artista. "

Qual a sua opinião? Você acha que podemos estabelecer distinções claras entre arte e design? Ou você acha que elas se sobrepõem demais para serem realmente diferentes?

 

Fontes de pesquisa:

 

o    Arte e Design: Qual é a grande diferença - Michael Brady, Revista Crítica: 1998.

 

o    Mona Lisa Smile: Segredos Revelados - BBC, 2003.

 

o    Tracy Emin - Wikipédia, 2009.

 

o    Talento x habilidade e experiência - Acland Brierty, 2005.

 

o    Arte x Design - Craig Elimeliah, AIGA, 2006.

 

o    Wikipédia – O que é arte?


Back to Top